quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Receita de Musgo.

Créditos da foto basta clicar nela.
Olá,

Não sei se vocês sabem mas, ultimamente comecei a cultivar minhas primeiras plantinhas... aos poucos comecei a gostar de algumas que não via a graça nenhuma, e uma delas é o musgo.
Ele começou a aparecer lentamente nas minhas plantinhas e comecei a me interessar e a pesquisar.
Descobri que temos como cultiva-lo e a multiplica-lo.
Ele é muito importante para manter a umidade e é muito utilizado em Bonsai, mas em outras plantas também fica legal.
Neste ultimo final de semana fui no Embú das Artes e comprei o Musgo Bola (Selaginella kraussiana), que depois mostro as fotos.
Segue uma receitinha que achei na net, porem não me lembro onde peguei (caso alguém saiba me informe que coloco os créditos).
Segue a Receitinha:

Saiba como ter sempre a mão o nosso querido musgo, aquele verdinho tão importante para se manter a umidade no substrato de nossos Bonsai.

Material

* Um liquidificador

* Um kilo de musgo

* Uma colher de Açúcar

* Uma lata de Cerveja

* Uma bandeja grande, que poderá ser de plástico ou de qualquer outro material impermeável

* Tijolos de cerâmica, maciços e suficientes para a quantidade produzida.

* Um tecido fino, como o véu de mosquiteiro

Preparação

1. Em um local sombreado, coloque os tijolos deitados na bandeja e coloque água na bandeja de maneira com que os tijolos sempre tenham água disponível para absorver.

2. Cubra os tijolos com o tecido fino, podendo se quiser colocar uma pequena camada de areia fina entre os tijolos e o tecido, de maneira que garanta uma superfície boa para a colocação do tecido.

3. No liquidificador, adicionando a agua, o musgo, a cerveja e o açúcar, em quantidades proporcionais ao que se quer produzir, bata tudo até obter uma mistura mais ou menos cremosa.

4. Espalhe essa massa na superfície do tecido, pode-se utilizar um pincel para auxiliar nesse processo, de modo a obter uma camada fina (+/- 2 mm)

Essas medidas são proporcionais a 1 kilo de musgo. Caso faça uma quantidade menor, diminua também a quantidade de cerveja e de açúcar. Mantenha a bandeja sempre com água e na sombra para que as partes trituradas pelo liquidificador sejam alimentadas pelos nutrientes (Cerveja + Açúcar) e em pouco tempo você terá multiplicado a quantidade inicial de musgo.

Para umedecer o musgo, utilize um pulverizador, assim você evita de espalhar as “mudinhas” de musgo que estão se formando. Não se esqueça de manter os tijolos sempre úmidos. Depois, sempre que precisar de musgo, recorte a quantidade necessária e aplique em seus Bonsai.

1. Recolha um punhado de musgo e retire a maior parte de terra possível.

2. Coloque algumas lajotas de cerâmica dentro de um local com água e deixe por um dia para que fiquem totalmente úmidas.

3. Prepare em um local com sombra uma(s) bandeja(s) com um pouco de água onde serão colocadas as lajotas.

4. Coloque o musgo dentro de um liquidificador e acrescente meia colher de sobremesa de açucar.

5. Acrescente um pouco de água e bata. Se ainda estiver muito pesado, coloque mais um pouco de água até que forme uma pasta verde.

6. Sobre as lajotas coloque uma tela como as de mosquiteiro. A tela deve estar úmida e ficar bem estendida.

7. Com pincel ou espátula passe a pasta de musgo sobre a lajota.

8. Mantenha sempre a umidade na(s) bandeja(s) com a(s) lajota(s).

9- Fertilize com frequência.

Agora é esperar. Fique atento as lajotas pois elas absorvem bastante água. Com o tempo o musgo irá se desenvolver e poderá ser usado levantando-se a tela e cortando-se a quantidade necessária, não é preciso tirar a tela. Com o tempo ela apodrecerá.

Esta informação foi retirada do informativo trimestral (Jan/Fev/Março-9 da FELAB - Federação Latino-Americana de Bonsai.

Ou então pegue um pouco de musgo e bata no liquidificador com um pouco de água! e jogue na área do seu vaso onde queira que o musgo fique.. dentro de 1 mês +/- ele vai ficar verdinho.




Bjs a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Fico muito feliz com a sua visita e adoro responder todos os comentários. Fique a vontade e não deixe de fazer o seu!!!
Um abraço
Renata